terça-feira, 4 de novembro de 2008

CREA assina convênio para redução do uso de agrotóxicos

Cabrini participou na terça-feira (30) da assinatura de convênio estabelecendo novas diretrizes ao programa Manejo Integrado de Pragas (MIP). Entre os objetivos do programa está a inserção do Manejo Integrado de Pragas como política pública do Estado, a contribuição com a conservação ambiental e o incentivo ao uso de agrotóxicos biológicos. O programa prevê a capacitação de 500 técnicos para que orientem aproximadamente 10 mil produtores sobre o uso consciente de agrotóxicos.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, engenheiro agrônomo Valter Bianchini, afirmou que o Paraná pretende ser referência no manejo integrado de pragas, racionalizando o uso de agrotóxicos, considerando os aspectos econômicos, ambientais e sociais.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) Lauro Morales, um dos líderes do MIP-PR, a intenção do programa é reduzir em 30% a aplicação de inseticidas e pesticidas nas lavouras paranaenses, nos próximos cinco anos. "Os agrotóxicos aplicados nas lavouras de soja, milho e trigo, em cada safra do Paraná, são suficientes para cobrir duas vezes o território do Estado. Baseado nisso vamos conscientizar o produtor a reduzir a quantidade aplicada", ressaltou.

Além do CREA-PR, assinam o documento a SEAB, Emater, UFPR, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAP), dentre outras entidades.

Fonte: CREANET

Nenhum comentário: