terça-feira, 25 de novembro de 2008

Memorando sem precedentes apóia iniciativas de proteção florestal

Os governos estaduais do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Amapá e outros dois estados da Indonésia firmaram ontem um acordo com a Califórnia, Illinois e Wisconsin para cooperação em programas de proteção e recuperação de florestas tropicais. O acordo é uma iniciativa fundamental e inédita no combate à mudança climática.

O Memorando de Entendimento assinado pelo governadores dos estados da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; de Wisconsin, Jim Doyle; e de Illinois, Rod Blogojevich, e os governadores ou representantes dos governos do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Amapá, além das províncias de Papua e Aceh, na Indonésia, significa um avanço enorme no sentido de que países industrializados, que são grandes emissores de carbono, possam pagar pelo serviço prestado pelas florestas tropicais ao absorver e armazenar dióxido de carbono. (...)

“Quando se destrói uma floresta tropical, todo mundo sai prejudicado, não importa onde se viva”, comenta o CEO da Conservação Internacional (CI), Peter Seligmann. “O acordo da Califórnia, Wisconsin e Illinois com estes estados e províncias brasileiros e indonésios, que são onde estão algumas das últimas florestas tropicais intactas do mundo, é um passo necessário e bem-vindo. (...)

O Memorando de Entendimento reflete a intenção dos governadores americanos de serem pró-ativos no combate à mudança climática contribuindo para a melhoria da legislação dos EUA para o clima e a conclusão das negociações junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhagen. (...)

As negociações encabeçadas pela ONU para obtenção de um tratado mundial de ação contra a mudança climática para substituir o Protocolo de Quioto em 2012 incluem mecanismos semelhantes aos do acordo firmado pelos governadores, porém sem definição quanto a essas medidas, conhecidas como Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). O memorando assinado hoje prevê que qualquer redução comprovada na emissão de gases de efeito estufa gerada a partir de iniciativas de REDD no Amazonas, Pará, Mato Grosso, Amapá, Papua e Aceh valerão como créditos de carbono em conformidade com a legislação americana.

Fonte: Mundosustentável

Nenhum comentário: